sexta-feira, 14 de maio de 2010

Sobre


O objetivo dessa oficina é promover uma discussão sobre as possibilidades de pesquisa, construção e divulgação de música com o uso da Internet. Serão abordado alguns conceitos de linguagem em música eletrônica, como os timbres, os samples, os loops, o remix, gêneros e subgêneros e um panorama histórico, aplicando esse conhecimento em um processo coletivo de composição. Apresentaremos também noções de teoria musical, composição, design sonoro e introduziremos recursos de edição e processamento com softwares livres.
Os conceitos serão pontuados por aproximações filosóficas, abordando o uso da tecnologia para dar vazão às "consciências múltiplas", conceito desenvolvido por Paul D. Miller, o DJ Spooky.
Utilizamos o suporte digital, os micro-computadores, a internet e as possibidades de produção musical em home-studios, além de relacionar todo esse universo temático à discussão da flexibilização dos direitos autorais (Creative Commons).
Toda esta abordagem é aplicada na prática através de remixes coletivos, onde todos serão Djs/produtores e montarão, individualmente, ou em parcerias, suas próprias composições eletrônicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário